Lançamento do
“The Handbook of multidisciplinary and integrated heart failure”

A Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca divulgou no passado dia 25 de junho, no CCB, o guia europeu sobre a Insuficiência Cardíaca – Handbook, da plataforma europeia Heart Failure Policy Network (HFPN), junto de players, associações, sociedades médicas, comissão parlamentar de saúde, Direção-Geral da Saúde e Ordem dos Médicos.

Esta apresentação realizou-se com o intuito de mudar o paradigma atual do crescente número de pessoas com esta patologia em Portugal. O manual apresentado trata-se de uma narrativa credível e aprofundada que pode ser utilizada para criar consenso político em relação à Insuficiência Cardíaca, a nível nacional e também europeu.

Este evento teve o apoio da Novartis.

Papel da AADIC

À margem da apresentação do Handbook, que se realizou no dia 25 de junho no CCB, vários intervenientes ligados à área da saúde explicaram a importância da existência de Associações de doentes, como a AADIC, na promoção da literacia em saúde junto dos cidadãos e para o desenvolvimento e melhoria das práticas no Serviço Nacional de Saúde, ao nível da sua humanização.

Importância do Evento

À margem da apresentação do Handbook, que se realizou no dia 25 de junho no CCB, vários intervenientes ligados à área da saúde explicaram ainda a importância desta iniciativa para a promoção da discussão da insuficiência cardíaca em Portugal e para uma maior consciencialização desta patologia enquanto problema de saúde pública.