Webinar
“A Insuficiência Cardíaca em Maio de 21”

Sessão online da AADIC promove reflexão sobre a Insuficiência Cardíaca

25 de maio, às 21h00, transmissão através do Facebook e Site

No dia 25 de maio, a Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (IC) promoveu uma Sessão Online, no âmbito do mês do coração, com o tema “A Insuficiência Cardíaca em Maio de 21”. A iniciativa é dirigida à sociedade civil e tem como objetivo promover uma reflexão sobre a doença ao fim de um ano de pandemia.

As doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal e no Mundo, e a pandemia pela covid-19, veio corroborar estes dados estatísticos.

“O confinamento, devido à Pandemia COVID-19, teve influência negativa nos doentes com Insuficiência Cardíaca. O cancelamento de Consultas presenciais e de exames complementares de diagnóstico, levou a que o seguimento e a monitorização da terapêutica médica fossem muito prejudicados com consequente aumento da morbilidade e mortalidade destes doentes. A menor referenciação de doentes pelos Cuidados Primários e o atraso das primeiras consultas hospitalares da especialidade de Cardiologia, contribuíram para o atraso do diagnóstico e do início de terapêutica otimizada para a Insuficiência Cardíaca.

Se por um lado os doentes tinham mais medo da covid-19 do que da sua própria
doença, por outro os serviços de saúde estiveram durante muito tempo focados,
quase em exclusivo, no controlo da pandemia”, explica a Dra. Maria José Rebocho, membro do conselho técnico científico da AADIC e moderadora desta sessão.

A Sessão Online “A Insuficiência Cardíaca em Maio de 21”, decorreu no dia 25 de maio, no âmbito das ações da campanha “De Coração Cheio & Sem Reservas”, e conta com a participação da Prof. Cândida Fonseca, Cardiologista e Responsável Clínica de Insuficiência Cardíaca do Hospital S. Francisco Xavier, o Dr. Ricardo Mexia, médico de saúde pública e epidemiologista, o Dr. Filipe Froes, pneumologista e coordenador do gabinete de crise covid-19 da Ordem dos Médicos e o Dr. Luís Filipe Pereira, Presidente da AADIC. A Dra. Maria José Rebocho, cardiologista e membro do conselho técnico-científico da AADIC, assume a moderação da sessão.

“Os dados da pandemia”; “Insuficiência cardíaca na pandemia” e “Saúde pública e a covid-19” são os temas que estarão em debate nesta sessão.

“No mês do Coração faz todo o sentido que a AADIC promova um debate sobre as consequências da pandemia na saúde pública, nomeadamente na área da insuficiência cardíaca.

Contamos com intervenientes de grande referência que nos vão permitir aferir conclusões e possíveis soluções para minimizarmos os números nos próximos meses. Convidamos desde o profissional de saúde, ao doente e à população em geral a marcar presença e a partilhar esta reflecção connosco”, conclui o Dr. Luís Filipe Pereira, Presidente da AADIC.

A Sessão Online “A Insuficiência Cardíaca em Maio de 21” teve o apoio da Pfizer.