RECEITA
Salada de Favas
Ingredientes (4 pessoas)
Ingredientes:
– 1,2Kg de favas (2,5Kg se forem frescas com vagem)
– 2 ovos cozidos
– 2 cebolas roxas picadas
– 6 dentes de alho em fatias finas
– ½ pimento vermelho (150g)
– ½ pimento laranja (150g)
– Azeite – q.b.
– Sumo de lima – q.b.
– Salsa e coentros – q.b.
– Tomilho – q.b.
– Louro – q.b.
Modo de preparação
- Retire as favas da vagem.
- Coza as favas com uma folha de Louro e um raminho de tomilho fresco. Reserve.
- Coza os ovos. Descasque. Reserve.
- Prepare o molho.
- Pique pequenino a cebola roxa.
- Corte os pimentos crus sem sementes em tiras muito finas. Reserve.
Numa taça funda
- Coloque as favas cozidas e os legumes crus.
- Misture muito bem tudo.
- Tempere com o azeite, sumo de lima, salsa e coentros previamente lavados e secos, muito picadinhos.
- Por fim, enfeite com os ovos cozidos partidos em gomos.
Sabia que? ...
A Fava (Vicia Faba) é uma leguminosa que tem a sua origem no Sudoeste Asiático há milénios. Chegou à Europa na Antiguidade, tendo o Império Romano sido a alavanca para a expansão do seu consumo.
Atualmente, é consumida em todo o mundo sob várias formas: frescas, secas, congeladas e em farinha. As suas cascas são muito ricas em fibras, usadas na dieta humana e nas rações para animais.
As favas são fonte de fibra (61g%), de ferro (1,2mg%) e de fósforo (87mg%), e ricas em proteína (7,4g%).
Desvantagens na ingestão de favas: a digestão pode ser complicada pela concentração de fibra na casca, podendo haver queixas de flatulência, dores intestinais e até diarreia.
Pessoas com deficiência genética da enzima G6PD (glicose-6-fosfato desidrogenase) não podem consumir favas. O risco é de destruição acelerada de glóbulos vermelhos (anemia hemolítica).
