O Manifesto da Global Heart Hub intitulado “Alcançando a Deteção e Diagnóstico Precoce das Doenças Cardiovasculares”, venceu o Prémio Cardiovascular Global (“Global Cardiovascular Award”) na categoria Melhor Prevenção (“Best Prevention”), numa cerimónia que decorreu no dia 13 de março, em Londres.

Desenvolvido entre 2023 e 2024, este Manifesto resume ações prioritárias identificadas através de uma pesquisa bibliográfica de “call-to-action”, “roadmaps” e planos existentes, resultados de um estudo realizado com os afiliados do Global Heart Hub e debatido durante o Annual Global Heart Hub Unite Summit de 2023. Neste encontro, estiveram presentes 125 delegados de 27 países, incluindo mais de 40 representantes de organizações de doentes, entre as quais a AADIC.

As ações prioritárias descritas no Manifesto são baseadas em evidências e representam o consenso dos representantes de doentes e políticos, especialistas científicos e clínicos.

A nossa Associação surge referenciada neste Manifesto como umas das entidades que contribuiu com um representante – a Dra. Paula Vital, membro do CTC da AADIC – nos trabalhos desenvolvidos no âmbito deste projeto.